sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ADVENTO, TEMPO PROPÍCIO PARA VIVER A MISSÃO E TRANSMITIR A FÉ



A partir do próximo Domingo entramos no tempo do Advento. O Advento é mais espiritual que cronológico, porque mais do que um tempo, é uma atitude. Não estamos em Advento porque calha, mas porque queremos cultivar a esperança. É precisamente isso que fazemos com a coroa de advento. Nos braços da natureza de Outono colocam-se quatro velas que se vão acendendo progressivamente ao ritmo das semanas que faltam para o Natal. E se neste tempo caiem as folhas das árvores, nós acendemos velas de ilusão. Quer dizer, levantamos a esperança. Enquanto há vida há esperança, dizemos nós. Mas também podemos dizer, enquanto há esperança há vida. Sempre estamos à espera do menino que vai nascer. A vida é parto. Algo novo e melhor tem que suceder; algo novo e melhor tem que te suceder a ti. E sempre estamos à espera do MENINO que vai nascer. MENINO com maiúsculas. Oxalá rasgasses os céus e descesses! (Is 63,19), rezamos nós. Parece um sonho, mas o céu rasgou-se e o céu fez-se Menino. O céu e a terra abraçam-se para sempre. Já não há nada que temer. Já estão permitidos todos os sonhos. Com crescente confiança daremos testemunho do Evangelho do Senhor.

Texto: P. António Lopes
Foto: Lusa

1 comentário:

  1. Bem Haja pelas Palavras de Esperança.
    Que bom seria também que em cada Advento, as nossas Comunidades, e todos os que representam a Igreja no mundo, tomassem consciência do quanto é preciso renovar, mudar e nascer de novo em atitudes, em acções em dadiva.
    Penso que não temos de facto a noção da Sede de Deus no mundo, estamos muito centrados em muita coisa, MAS muito pouco no ESSENCIAL.
    Somos uma Igreja Peregrina?... Somos uma Igreja Missionária?......Somos uma Igreja que Vive ao Estilo de Jesus?...... Gostaria muito de dizer SIM!
    Mas são muito poucos os que lutam por isso*
    Que neste Advento tenhamos A Coragem de pensar O nosso SER Cristãos, e revestidos da Fé que nos move e alimenta IR ao Estilo de Jesus.
    Paz e Bem.
    ab

    ResponderEliminar