segunda-feira, 14 de maio de 2012

MISSIONÁRIOS PORTUGUESES EM MISSÃO 'AD GENTES'



Os dados estatísticos mais recentes dos missionários portugueses a trabalhar nos quatro continentes revelam que, actualmente, existem 699 missionários, menos 84 do que em 2009. O Brasil é o país que acolhe mais missionários e missionárias consagrados (81), sendo Moçambique o destino mais procurado pelos missionários leigos. Na globalidade, África é onde está o maior número de evangelizadores portugueses (464).

Os missionários e missionárias leigos são neste momento em maior número (287), estando grande parte concentrada no continente africano (264), seguindo-se a América (18) e Ásia (85). O mesmo acontece com os missionários consagrados. Dos 203 homens, 116 estão em África, 54 no continente americano, 19 na Europa e 14 na Ásia. As mulheres missionárias (209) também preferem em primeiro lugar o continente africano (84), depois a América (53), Europa (51) e Ásia (21).

segunda-feira, 7 de maio de 2012

"ALARGA O ESPAÇO DA TUA TENDA" - Exposição Missionária



De 12 de Maio a 31 de Outubro de 2012 estará aberta ao público, em Fátima, no Convivium de Santo Agostinho (cripta da igreja da Santíssima Trindade), das 9 às 19hs (Todos os dias), a Exposição Missionária que nasce da parceria entre o Santuário de Fátima, os Institutos Missionários ad gentes e as Obras Missionárias Pontifícias.  

Este evento, imbuído da paixão pela Missão, pretende levar à renovação do entusiasmo pela Missão da Igreja em Portugal. O título – alarga o espaço da tua tenda – tomado do livro de Isaías, pretende levar-nos àquela atitude de quem se encontra de coração aberto para acolher o outro e ir ao encontro do outro.

Trata-se de um projeto que foi amadurecendo durante alguns anos e que nos últimos tempos tomou a forma em que agora se apresenta como um presente para quem o queira receber e descobrir. Para isso contribuiu também a carta pastoral dos nossos bispos, “Como Eu vos fiz, fazei vós também”. Para um rosto missionário da Igreja em Portugal. Passos de uma Igreja que tem a sua origem na Missão, vive da Missão e para a Missão.

Ao longo de quatro núcleos, o visitante poderá sentir, gostar e deixar-se envolver pelo espaço que procura acolhê-lo e acompanhá-lo como o hóspede que há muito era esperado. Ali se encontrará com a origem da Missão e com aqueles e aquelas, que a foram encarnando ao longo dos tempos. Trata-se de um caminho e, como tal, em construção. Uma obra para ver, deixar-se envolver e sentir-se como operário que vai colocando o seu tijolo neste grandioso projeto. E ali encontrará gente que o acompanha; ali encontrará a Mãe que acolheu a Palavra e que hoje a continua a dar ao nosso mundo. Uma Mãe que caminha com os seus filhos.

Tudo isto num tempo em que o Santuário de Fátima se prepara para a celebração do Centenário das aparições e num contexto em que a Igreja apela e procura encontrar caminhos para a Nova Evangelização. Aceite o nosso convite. Venha até Fátima, percorra os caminhos que o lugar lhe sugere até chegar e descer as escadas, ou a rampa, para a cripta da igreja da Santíssima Trindade. É aí que se pode encontrar com a Exposição Missionária, entrar e… alargar o espaço da sua tenda.